samedi 25 août 2007

Sonho: Um mensageiro do absurdo


Hoje vou expressar-me sobre um assunto que nos prende pelo fato de pouco conhecer, o sonho, mas vou tentar escrever uma mera explicação baseado nos pensamento de nosso rei da psicanálise "FREUD", antes gostaria de pedir perdão se não conseguir- me expreessar bem, pelo fato de possuir ainda a ignorância.
A atividade psíquica durante sono (o sonho) , quando acordamos e lembramos dela ,esta atividade já sofreu deformações por causa da luta do Id (instinto e os desejos proibidos) com o ego( quem realiza, mas lembramos que ele trabalha junto com o superego(onde está nossos valores ético e morais familiares e também da sociedade)), por isso seria impossível pesquisar uma pessoa que tem algum tipo de neurose e psicose em seu estado despertado , por que aquilo que o Id ( maioria das vezes com objetos proibidos) tentou levar até o ego é barrado, já no estado de sono o Id força o caminho de uma forma supreendente, mas é deformado pelo ego, motivo desta é pelo fato da oposição do ego, mas o objeto torna-se pre-consciente.
Freud nos diz que o sonho é formado de dua maneiras: pelo um desejo inconsciente que encontra durante o estado do sono força para ser sentido pelo ego ou um impulso que sobrou enquanto estavamos despertados, mas que recebe ajuda ou talvez até um reforço de algo inconsciente , então Freud passa uma idéia que os sonhos podem ser gerados tanto pelo id ou pelo ego, o mais interressante é que o sono é um instinto de retorno para vida intra-uterina.
O id inconsciente tem o seu dedo na formação do sono pelo fato de: 1)A memória fica mais acessível enquanto estamos dormindo do que acordados,então o sonho busca aquelas lembranças no fundo baú que totalmente impossível de ser lembrado no estado acordado 2) O sonho faz uso de símbolos lingüisticos, mas para o sonhador é desconhecido seus significados,mas através da experiência nos trás o sentido, ele nos lembra que isso origina-se naquela fase da construção da fala. 3) E pelo sonho que a memória nos trás aquelas imagens que foram esquecidas e que também entraram no mundo do inconsciente por serem coisas reprimidas.4) O sonho também nos mostra não só imagens de nossa vida de infância até a adulta, mas experiência de nossos antepassados, Freud escreve que isso é passado pelo material filogenético. Talvez isso explica aquelas idéias equivocadas de nos sonharmos com vidas passadas....
O nosso pai da psicanálise nos mostra que o sonho é uma forma de realizar nossos desejos que são reprimidos pelos conceitos morais e éticos da sociedade ou talves até religiosos. Por exemplo : Um rapaz que vai até a casa de seu amigo e sente uma atração pela esposa dele, algo que vem pelo instinto ele não tem culpa, mas ele sabe que é errado e não trabalha esse fator, com certeza isso aparecerá em seu sonho, mas como ele sabe que é errado por fator ético e religioso esse sonho sera uma luta contra esse desejo.

Espero que gostaram desse mero comentario meu, gostaria de lembrar que minha fonte de pesquisa para realização desse comentário foi o livro : Freud da série Os Pensadores- 1978

Aucun commentaire: