dimanche 23 mars 2008

O relato do eu em um sistema dito como a eficácia para cura de uma sociedade insalubre.



Escutamos muito sobre desportistas que saem do seu país de origem para um outro por vários motivos: experiência de treino, a busca do novo, conhecimento de nova cultura e em primaz o salário ótimo. Muitos desses desportitas acabam não se adaptando, pois não consegue assimilar o choque da divergência como um motivo para o conhecimento, portanto estive fazendo uma analogia sobre esse fato considerado até normal no mundo de hoje com a não adaptação com os novos valores, novos padrões, nova educação, nova socialização e entre outros.

A globalização que poderia ser um fator de grande valia para o crescimento cultural pela sua visão de transversalidade, acabou se tornando um grande inimigo para os valores e culturas locais, tudo começou a ser padronizado por uma cultura dominante pelo seu alto poder econômico. Notamos que se criou valores de superioridade entre culturas, onde uma se diz mais superior que a outra, assim criando a indiferença, etnismo radical, não incompreensabilidade do outro e o pior a hegemonia daquele que se diz certo pelo seu modo de ver o mundo.

Os valores locais e muitos ditos até internacionais e concretizados, enraizados e pedrificados foram destruídos por uma desvalorização, aquilo que tínhamos como certo acabou se tornando errado e vice-versa, todos perderam o eixo que equilibrava, não sabemos mais o que é certo e o que é errado. Tentamos buscar a quebra do comodismo exacerbado e acabamos bagunçando mais, matamos os absolutistas, os imperialistas , os nazistas, os comunistas e até Deus, mas nada se resolve e cada momento se piora mais. Ainda não conseguimos perceber que não devemos mudar o sistema político para conseguirmos uma mudança para o melhor, mas nós mesmo, não temos que ser reflexo de uma sociedade e sim a sociedade tem que ser nosso reflexo, para isso temos que mudar o nosso ego e deixar esse egocentrismo, é fácil dizer e fazer discursos em apoteoses, mas na prática tudo é diferente.

O sócio-econômico visa apenas a classe dita como privilegiada, ou seja, aqueles que nasceram de uma família elitizada, esses tem acumulo de capital exacerbado, ganhando lucro sobre a classe obreira, que é massacrada com salários indignos e sem o que é mais essencial ao homem para o desenvolvimento de um bem pensar: o lazer, cultura, esporte, convívio e participação deste na política. Muitas famílias fazem milagres ao tentar sustentar uma família digna com apenas um salário mínino, se privando de estar com seus filhos para podê-los sustentá-los, mais vale uma barriga cheio que uma vazia com cultura (infelizmente o novo provérbio do obreiro).

Além de tudo vivemos em uma sociedade espetáculo, onde a aparência sobressai muita acima da moral e da ética. Foram criados padrões de beleza dito como um ser humano deve nascer para ser considerado belo, a beleza não está mais relacionada a uma amplitude de fatores, mas sim a casca.

O mundo moderno nos privou da coisa mais essencial para nós humano: a comunicação pessoal. Não temos mais tempo para esse “luxo”, isso se tornou hobby para a classe burguesa, pois temos que trabalhar porque o tempo corre e o carnê de prestações da casa comprada em 160 parcelas está chegando, temos que fazer horas a mais no serviço para pagar. Com esse falta de tempo não temos mais o doce conhecer do amor a primeira vista e sim a última vista, ou seja, quando vemos aquela bela moça chegando e dá aquele “tilts” em nós, não podemos fazer nada, pois ela tem coisas para fazer e também tenho e não podemos perder tempo, temos que juntar lucro e bens como o capitalismo nos pede e quando percebemos a bela moça se foi.

Por fim, passei por tudo isso para fazer uma comparação minha com alguns desportistas, eu NÃO CONSIGO me adaptar a esse mundo, mas eles são melhores que eu, porque tem uma pátria para se refugiar, e eu? Para onde vou? O capitalismo dominou tudo e onde não se tem capitalismo tem a ditadura disfarçada de socialismo. Me sinto perdido como um ator sem um papel ou como um teatro sem uma peça, o sentimento do absurdo encobre meu coração e não sei mais o que fazer, pois já estou morto em espírito espero apenas a morte biológica.

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Tava vendo uma palestra de uma filósofa outro dia que falava do amor na contemporaneidade. É engraçado: vivemos numa política de mercado, que visa o lucro, a QUANTIDADE. Sob essa ótica, nosso 'amor' perdeu seu caráter de 'eterno'. O que existem são 'amoricos' vagos e rápidos, embora muitos. É o acúmulo de lucro integrado às relações interpessoais.

De fato, esse Frankenstein por nós criado, o chamado Capitalismo tem destruído cada aspecto da nossa individualidade. Não só nos prendemos numa eterna corrida atrás da promoção social, do 'sonho americano' como também somos pressionados por todos para nos mantermos sob esse status quo.

Entretanto, devo dizer que considero a humanidade um plano viável. Você diz se sentir desesperado, assim como eu me sinto. Mas acho que meus bisnetos talvez possam pensar em algo como 'verdadeira felicidade'.

Anonyme a dit…

alongwith confident construes extended emergence fontfont allot smallest pkfga reorient speaks
masimundus semikonecolori

Anonyme a dit…

как Стать Богатым Правил Нлп понятие Доходов И Виды Доходов заработок В Долларах реализованный Доход сохраняемый Заработок На Время Трудоустройства [b][url=http://plusdruga.ru/]доходы от прочей деятельности[/url] [/b] книга Доходов И Расходов Налоговая
[b][url=http://shtukarus.mg-s.biz]основные доходы предприятия[/url] [/b] облагаемая Сумма Дохода темы Для Заработка как Стать Богатым - Секрет [b][url=http://gold-million.ru]работа в интернете казахстане[/url] [/b] модель Кругооборота Доходов к Внереализационным Доходам Относятся прямые Доходы

____________________________
http://h-club.ru/index.php?/topic/5296-%d0%b1%d1%8b%d1%81%d1%82%d1%80%d1%8b%d0%b9-%d1%81%d0%bf%d0%be%d1%81%d0%be%d0%b1-%d0%b7%d0%b0%d1%80%d0%b0%d0%b1%d0%be%d1%82%d0%b0%d1%82%d1%8c-%d0%be%d0%bd%d0%bb%d0%b0%d0%b9%d0%bd/
http://wtotorg.com/forum/index.php?/topic/1296-%d0%b1%d1%8b%d1%81%d1%82%d1%80%d1%8b%d0%b9-%d1%81%d0%bf%d0%be%d1%81%d0%be%d0%b1-%d0%b7%d0%b0%d1%80%d0%b0%d0%b1%d0%be%d1%82%d0%b0%d1%82%d1%8c-%d0%be%d0%bd%d0%bb%d0%b0%d0%b9%d0%bd/
http://www.hit-travel.ru/forum/viewtopic.php?f=12&t=51515
http://forum.seo-doc.ru/index.php?/topic/1747-%d0%b1%d1%8b%d1%81%d1%82%d1%80%d1%8b%d0%b9-%d1%81%d0%bf%d0%be%d1%81%d0%be%d0%b1-%d0%b7%d0%b0%d1%80%d0%b0%d0%b1%d0%be%d1%82%d0%b0%d1%82%d1%8c-%d0%be%d0%bd%d0%bb%d0%b0%d0%b9%d0%bd/