mardi 15 mai 2007

Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução




Ao examinar hoje o texto a Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução, percebi que qualquer obra de arte é suscetível a reprodução, ou seja, o que alguns homens fizeram podem ser refeitos por outros, porém mesmo existindo a mais perfeita reprodução sempre faltará algo, pode se dizer que ficara ausente o “hinc et nunc” da obra de arte, ou seja, a unidade, a presença única vinculada com toda sua história.
No processo de reprodução de uma obra de arte, suas novas técnicas pode ser que deixem intacto o conteúdo da obra, mantendo sua autencidade desde sua duração material até seu poder de testemunho histórico, pois o elemento de duração passa despercebidos aos homens e o testemunho histórico fica abalado.
Através da reprodução se perde também seu caráter de utilidade para qual a obra de arte foi criada. Citamos por exemplo a estatua de Vênus, que em outrora tinha a utilidade de culto a beleza e no tempo da reprodução não passa de um adorno de prateleira de biblioteca.
Antes das técnicas de produção a obra de arte já tinha um grande valor só por existir sem mesmo ter contato com alguém, muitas obras ficavam na parte superior das catedrais góticas sem muito ser vistas , mas sua existência já bastava, no tempo da reprodução o caráter de visível se torna importante, por isso nasce a produção em série.
O cinema veio como uma explosão no mundo moderno da reprodução, porém deixa a desejar em alguns fatores em relação ao teatro.
No espaço teatral artístico, o que o ator apresentar é definitivo ,não tem como voltar atrás e refazer a cena, aquele momento é único marcado pela representação do personagem, já no cinema o ator é mediado de todo um mecanismo, a atuação do interprete encontra-se, assim, submetida a vários testes ópticos. O ator de cinema por estar ligado a vários mecanismos, não consegue fazer o que o autor teatral faz, ou seja, entrar na pele do personagem, se transformar no personagem, porque, ele não apresenta ininterruptadamente , e sim uma série de seqüências isoladas.
O ator do cinema tem sua imagem como um produto, pois ele não vende apenas sua força de trabalho, mas também sua pele, seu rim e seu coração , quando se encerra seu trabalho ele fica na mesma condição de um produto fabricado.
As técnicas de reprodução aplicadas a obra de arte modificam a atitude da massa em relação a arte. A massa começa a ter mais contato com a arte que antes encontrava-se apenas em recintos particulares ou lugares freqüentados pela a nobreza e pela burguesia. O contato da massa com a obra de arte é de grande valia, pois a obra de arte vem suscitar determinadas indagações num tempo ainda não maduro para receber respostas plenas, pois a obra agita reflexos do futuro, e as vezes essas obras chega a massa somente através da reprodução.
Porém a reprodução também pode deixar a desejar pelo fato de que a obra reproduzida se transforma em diversão, invés de ter um caráter de observação e concentração, pois somente pela concentração que conseguimos penetrar no mundo do artista para captar sua mensagem, portanto, pela diversão será mais um adorno comum. A reprodução tem que ser bem dirigida, para a massa não desvincular o caráter de anunciação e reflexo de uma sociedade na obra de arte.Bibliografia: BENJAMIN, Walter.Obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução.

Aucun commentaire: