mardi 15 mai 2007

Pedidos no Pensamento Cosmológico no Ócio Efêmero de uma Sociedade Cosmopolita



Você já pensou em sua existência? Como você é composto e do que é comosto? Qual o objetivo que você estar neste universo? Se o universo é criado ou eterno? Nestas ultimas semanas fiquei fora de órbita com essas indagações, realmente cogitando sobre essa problemática, principalmente sobre a minha existência e nosso padecimento sobre os outros seres, a priori marcado pela presença do mal, esse fator é de grande valia, excogitando sobre essa temática podemos ter meio caminho andado sobre nossa presença no universo, nessa ultima semana estava lendo algumas reflexões de Plotino, e o mal para ele está presente nos seres, porque possuímos matéria, que é a imperfeição, porém somos imperfeito por possuímos tal elemento metafísico, concluímos então que o mal vem da imperfeição, mas neste momento veio em minha cabeça o conceito de Agostinho, cujo o mal nada mais é do que a ausência do bem, podemos relacionar que ausência do bem é a própria matéria, pela fator da emanação posso dizer que depois da esfera da lua há existência da matéria pelo motivo da ausência do bem, onde a integibilidade com o "UM" está tão distante que o bem enfraquece. Este pensamento esta ligado ao 3° grau de abstração é difícil compreender, são horas e horas de sonos perdidos se começarmos a pensar sobre tal assunto. Apesar da matéria ser relacionada ao mal por alguns pensadores, este composto segundo Aristóteles é que nos individua, isso é bom, portanto nem posso imaginar sem tal composto, através dela que somos multiplicados, então, precisamos dela, coloco como algo metafísico necessário no universo, apesar de eu estar sendo ousado demais. Pensei muito sobre o universo e a problemática temática cosmológica deixa-me inquieto sobre a questão criacionista, apesar de eu ser cristão e assumir a fé católica logo me apoio no pensamento criacionista por incumbência, mas penso nos outros modelos, como o panteísta; com certeza a algo organizador no universo e isso é Deus, mas de onde ele tirou a matéria para criar tudo, se o nada gera nada, se for dele mesmo, todos nós somos parte de Deus, logo somos criaturas divinas, logo somos obrigados a pensar de que sendo Deus, Ele a criou do nada, mas nunca pensaram sobre a eternidade do mundo, e que estamos dentro da esfera de Deus? Pessoal vou me despedindo por aqui, pois não quero cometer heresia e ser castigado como Giordano Bruno ao confirmar que a Terra é um ser vivente, mas peço que reflitam sobre tal pensamento.

Aucun commentaire: